domingo, 21 de junho de 2009

Históricos das Escolas

ERC SÃO FRANCISCO

A escola Regime de Convênio de Educação Infantil “São Francisco” é mantida pela Instituição Pobres Servos da Divina Providência (IPSDP) e Conveniada com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Marituba (SEMED), e norteará seu trabalho por este Projeto Político Pedagógico, pautada nos termos da legislação em vigor.

A ERCEI São Francisco atende a comunidade local num resgate de autoestima e Direito à Cidadania, além de proporcionar o conhecimento sistemático.

Foi inaugurada no dia 06 de junho de 1994, em regime de convênio da ISPDP com a Secretaria Executiva de Educação, que em 2004, com a municipalização das esferas menores de ensino, passou ao convênio com a Prefeitura de Marituba.

Iniciou suas atividades trabalhando com a faixa etária de 0 a 6 anos, com capacidade para atender 80 crianças Com o passar dos anos, houve a necessidade de ampliar seus espaço, para melhor atender a demanda local

Hoje a escola atende aproximadamente 150 crianças, divididas em dois turnos e uma turma de berçário com a faixa etária acima de 12 meses. A Escola conta com o apoio do P.A.E. (Programa de Apoio ao Educando), que presta atendimento às famílias de nossas crianças.

Em 2009 pretendemos manter o atendimento do ano anterior, dando prioridade crianças desnutridas e subnutridas, promovendo seu desenvolvimento físico, psicomotor e intelectual, proporcionando condições para que este processo se dê através da modernização acompanhando o crescimento e a evolução dos tempos atuais, desenvolvemos projetos educativos e sociais, buscando parcerias na intenção de garantir que as atividades se desenvolva de forma significativa à todos os envolvidos, buscando atender as necessidades de cada educando a nós confiados, dando prioridade ao atendimento familiar e da comunidade por acreditar que juntos conseguiremos levar adiante o processo de desenvolvimento integral da criança e a conquista do direito a cidadania.


ERC DOM CALÁBRIA


A escola surgiu em 04 de maio de 1993, para atender as necessidades da comunidade do bairro São Francisco onde está localizada e atende atualmente 2.300 alunos, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite. Funciona com os níveis da Educação Básica e a modalidade de Ensino da Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.) referente do Ensino Fundamental. Foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) com a Resolução N°.154 de Janeiro de 2003. A referida escola é de fundamentação religiosa, procurando desenvolver no educando os verdadeiros valores cristãos a fim de se contrapor a uma realidade de violência e de descaso no qual nossa sociedade esta inserida. Atua com sua filosofia embasada nos valores fraternos estimulando o educando a refletir sobre seu papel como agente transformador do mundo onde vive.

Teve como primeira diretora a senhora Maria da Consolação Batista Rodrigues que administrou essa unidade escolar em Regime de convênio com a SEDUC durante 10 anos, após isso, em 2004, a escola foi municipalizada e a administração dividida, ficando o Ensino Fundamental sob a responsabilidade do Sr. Eloy da Trindade Pinheiro (Convênio SEMEC-ISPSD) e o Ensino Médio sob a responsabilidade da Sra. Ana Maria Gomes Rosa (Convênio SEDUC-ISPSD). Em 2007 a administração foi unificada sob a responsabilidade da Sra. Maria Leonor Vieira Santos, que é gestora da Unidade atualmente.

A escola promove um trabalho em prol da educação de crianças e jovens vítimas das gangues, drogas e prostituição que se encontram á margem da sociedade. São alunos ociosos, famílias desestruturadas com quadro de docente incompleto para desenvolver um trabalho árduo na missão que cada um recebe de Deus, confiando acima de tudo na Providência Divina.

No início tínhamos 430 alunos (do pré-escolar a 5ª série). Hoje em 2008, temos aproximadamente 2300 alunos matriculados do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano de ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA) com a 2ª, 3ª e 4ª etapas. Durante estes 16 anos trabalhando pela educação conseguimos combater a violência e as drogas em nossa comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário