domingo, 21 de junho de 2009

PROJETO DE CIENCIAS 2009 - ENSINO MÉDIO


SOS – A VERDADE POR TRÁS DA HISTÓRIA
APRESENTAÇÃO
SOS – A Verdade por trás da História é um projeto de estudo que acorda com o Historiador E. H. Carr, quando afirma “Nenhum historiador sério toma como definitivos registros de primeira mão” o que nos leva a entender que a própria história consiste essencialmente na transmissão de relatos de uma pessoa a outra. E como “quem conta um conto, aumenta um ponto” os registros históricos se alteram com o tempo.
O resultado obtido neste projeto vem atualizar alguns registros históricos que envolvem os passos da Humanidade, com um olhar especial as ciências que tornam estes fatos confiáveis e aceitos nos tempos contemporâneos.

JUSTIFICATIVA
A escola da atualidade encontra concepções em sua constituição que abrange esta emancipação do sujeito que faz a história escolar nos dias atuais, porém para que se façam as transformações inerentes destas novas dimensões abrangentes, se faz necessário uma volta aos históricos da humanidade e uma proposição das realidades que afligem a humanidade hoje.
Sabemos que novos registros surgem como resultado das revoluções tecnológicas por que passa a pesquisa histórica e arqueólogos ganham um arsenal mágico de instrumentos e técnicas. Como exemplo disso tem a datação por radiocarbono, contribuição da física nuclear que se tornou importante ferramenta nas atualizações históricas, antes, operada as cegas. Microscópicos cada vez mais potentes que relevam o caminho por onde artefatos passaram. E como estes, outros instrumentos que refazem a história da humanidade.
Como resultado desta revolução, a história ampliou seus alcances e novos campos de estudos vêm sendo amplamente divulgados, porém estas informações chegam sempre fragmentadas nas escolas por não fazerem parte da Grade Curricular do Ensino Médio, o que justifica esta feira de interação tecnológica histórica para atualizar toda uma comunidade escolar.
SOS – A Verdade por trás da História apresenta estas novas revelações que surgem o tempo todo, descartando mitos e falsas afirmações ainda presentes em vários livros de Histórias.

OBJETIVO
Promover a leitura de mundo por meio das pesquisas históricas proporcionadas pela revolução tecnológica em diversas áreas à comunidade escolar da ERC Dom Calábria.



CLIENTELA
Alunos da Escola Regime de Convênio de Ensino Fundamental e Médio “Dom Calábria” e comunidade em geral.

METODOLOGIAS
Pesquisas online.
Vídeodocumentários.
Maquetes e imagens.
Álbum seriados ilustrado;
Filmografias
Jornais Informativos
Museus Interativos.

CRONOGRAMA
Cada sala será coordenada por um professor que orientará a pesquisa online e os trabalhos a serem desenvolvidos na Feira.
1º Passo: Formular perguntas referentes ao tema a ser desenvolvido;
2º Passo: Planejar a atividade e que passos dar para encontrar as respostas a todas as perguntas que envolvem a questão em evidencia;
3º Passo: Formar grupos de busca pelas informações: bibliotecas, sites, documentários, revistas,...
4º Passo: Analisar os dados obtidos e buscar argumentações que expliquem e justifiquem cada um dos dados obtidos (relacioná-los às ciências equivalentes)
5º Passo: Planejar a exposição dos trabalhos:
1. Título: Nome breve e curto que explique rapidamente do que se trata;
2. Resumo do trabalho: pode ser feito em álbum seriado detalhando as etapas do trabalho;
3. As Conclusões expostas ao Público: use a criatividade, imagens, documentários, fotografias, murais, boxe,...
4. Equipamentos e amostras relacionadas ao tema exposto;
5. Folhetos Informativos com dados sobre o projeto, a escola e a equipe de desenvolveu o trabalho;


PROGRAMAÇÃO
NOSSOS PRIMEIROS PASSOS

1. Refazendo a escalada do homem

a. Homo Sapiens; Homo Erectus; O novo Neandertal; Segredos encerrados nos ossos – antes do surgimento do Homo Sapiens, outra espécie humana vivia ao longo da África da Ásia. Como nós caçávamos, viviam em grupos coesos e cuidavam de suas próprias famílias. A partir de um simples osso os arqueólogos podem aprender muito sobre a vida dos antigos humanos.
b. Caça e Monogamia traçando o destino da humanidade; O novo Neandertal; Datando a História – os humanos são das poucas espécies que formam famílias de longa duração, por quê? Um elo entre as famílias e a prática de comer animais explica isto. Em contrapartida, pensamos nos Naendertais como pouco mais que bestas subumanas. Indícios recentes sugerem que eles eram inteligentes, passionais e habilidosos. Conquistas científicas tornaram possível a avaliação precisa da idade de artefatos e restos humanos.

2. Marcos da História

a. Percepções Primitivas; Os primeiros americanos – agora é possível lançar mãos de uma gama de métodos científicos – como análise de DNA, estudos lingüísticos e medições cranianas – para traçar as origens dos povos diferentes. Descobertas confrontadas com registros arqueológicos. A História não é vista como antes, nem escrita como antes. Por muito tempo somente os "documentos escritos e oficiais" foram interpretados como registros oficiais, geralmente mensagens de governo, por muito tempo ninguém dava ouvidos as classes pobres, aos operários, aos camponeses e lavradores, a História por muito foi escrita "de baixo para cima", hoje, quase ninguém se utiliza desses documentos e quando o fazem é no sentido de cruzar com outras fontes e tentar mostrar o "outro lado da moeda", ou seja, para chegar, não a verdade absoluta (pois isto é impossível), mas tentar chegar o mais próximo possível da realidade.
b. Antigas Civilizações: Mortes e Desastres; Fatos e Fabulas – Imagens tridimensionais geradas por ondas de radio a partir do espaço são agora comuns. A possibilidade de examinar um sítio arqueológico intocado a distancia e através de sensores é considerada a maior invenção desde a pá. As obras de requalificação que decorrem no centro histórico da Abrantes levaram à descoberta de vestígios históricos que podem obrigar a reescrever a história da cidade. E assim como esta, inúmeras descobertas surgem para reescrever nossa História.

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

1. Evoluções Tecnológicas

a. Mentes Brilhantes; Invenções e Descobertas – a necessidade é a mãe das invenções, mas sua paternidade às vezes, é disputada. Os nomes associados a uma determinada invenção muito conhecida nem sempre é daquele que mais merece o crédito. Da primeira universidade à Internet, da caravela ao ônibus espacial, do microscópio à clonagem, a humanidade escreveu capítulos maravilhosos da história da ciência e do conhecimento do ano de 1054 aos 1997.
b. LHD; A Máquina do Fim do Mundo, Buraco Negro – antimatéria: ela não existe, mas existe.Mata mais que bomba atômica. Só que pode salvar o mundo – e de quebra, nos levar a outros mundos. Conheça a personagem mais bizarra do universo e a megaconstrução do acelerador de partículas. Parece que é desta vez que entrará em funcionamento o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC - Large Hadron Collider ou em português, grande colisor de hadrões. Orçado em 4 bilhões de euros, é a maior máquina do planeta, com um perímetro de 27Km de extensão e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior. Segundo muitos, LHC é a máquina do juízo final.
c. Fronteiras da Medicina – a ciência médica no início do século XXI busca a cura das doenças DEGENERATIVAS, FUNCIONAIS, HEREDITÁRIAS E MALIGNAS. As descobertas particularmente na s técnicas de TERAPIA GENÉTICA, CLONAGEM DE CELULAS E CELULAS TRONCOS estão trazendo progressos. A medicina do futuro está como o resto, praticamente dependente do avanço dos restantes campos da ciência, mas também subjugado à aceitação da sociedade e de entidade especializadas mediante os impactos que pode provocar na tranqüilidade ética. Assim, nos próximos tempos veremos mudanças radicais no tratamento das doenças, cuja antecipação poderá preparar mentalidades para a sua aceitação ponderada.

2. Alertas Vermelhos

a. Aquecimento Global; Natureza Ameaçada; Direitos Humanos; - A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
b. Genéricos; Alterações Genéticas e os Transgênicos: uma ameaça a saúde e ao meio ambiente, verdade ou mentira? Transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos que possuem materiais genéticos de outros organismos, essa modificação é possível mediante a engenharia genética. Tais produtos geraram uma grande e forte polêmica acerca do seu cultivo e consumo, pois não se sabe ao certo o que tais produtos provocam no organismo humano e na natureza.
c. Lixo Humano: Reciclagem, Efeito no Meio Ambiente. A crescente preocupação com o meio ambiente tem levado algumas pessoas a mudar seus hábitos. A reutilização do lixo, objetivando a preservação ambiental, o incentivo à coleta seletiva e a reciclagem de diversos tipos de material já vêm sendo adotados nas principais sociedades. Isto, porém ainda não é o bastante. O desperdício é enorme e ecologicamente incorreto.

O FUTURO DA HUMANIDADE

1. Tecnologias do futuro:

a. Cosmos (vídeo): Nascimento e Morte de uma estrela. Ainda que, a olho nu, as estrelas apenas pareçam como pontos brilhantes no céu; em realidade elas são enormes globos de gás incandescentes a vários milhões de graus centígrados. Na maioria, são similares ao nosso Sol e, como este, terão destino similar. Os astrônomos e físicos puderam esmiuçar suas características principais e, comparando estrelas diferentes, puderam dar-se conta de indícios certos da evolução das mesmas. (National Geographic)
b. Previsões Tecnológicas: Cidades no fundo do mar, trajes biônicos, turismo espacial, trens super velozes, mariposas biônicas, motos flutuantes, sensores corporais, realidade virtual. O mundo tecnológico se transforma muito rapidamente. A robótica, a biotecnologia e nanotecnologia lideram as revoluções tecnológicas em curso. Como acompanhar essa tresloucada corrida rumo ao futuro, sem sentir uma sensação amarga de que estamos sendo tecnologicamente ultrapassados, a todo o instante, pelos nossos concorrentes? Nesse turbilhão de novidades e tecnologias inteligentes, fica difícil entender ou formar um consenso sobre as decisões que precisamos tomar para posicionar bem nossos negócios em relação ao futuro.
c. Nanoimplantes: Os seres humanos com nanoimplantes, facilitando a interação em uma rede onipresente. Disciplinas científicas emergentes (especialmente a genômica, a nanotecnologia e outras microciências) podem facilitar um ataque biológico.

2. O Futuro do Planeta

a. Conseqüências do impacto mundial da AIDS: Avanços e Progressos: o conhecimento e os métodos de sua produção podem resultar tanto na emancipação e no bem de todos, como em dominação e opressão. Para entender a devastação da AIDS, é necessário entender a alta taxa de mortalidade das pessoas que desenvolvem a doença. Se você contar todos os habitantes da cidade norte-americana de Chicago (cerca de 3 milhões), teria uma idéia de quantas pessoas morrem de AIDS todos os anos no mundo. Isso significa que a AIDS mata por ano o mesmo número de habitantes da terceira maior cidade dos Estados Unidos.
b. Globalização; A Crise Mundial: Causa e conseqüências. “Nós vivemos na era da globalização, tudo converge, os limites vão desaparecendo”. Quem não ouviu, no mínimo, uma destas expressões nos últimos anos? A globalização é um chavão de nosso tempo, uma discussão que está na moda, onde opiniões fatalistas conflitam com afirmações críticas, e o temor de uma homogeneização está no centro do debate.
c. Recurso Hídrico Planeta Sustentável: atitudes que podem salvar a humanidade. Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.



VIDEOTECA: O Fim do Planeta Terra: causa e efeito da destruição humana. (Documentário) e filmes; A atividade humana está causando mais destruição do que as catástrofes naturais registradas no mundo ao urbanizar zonas inadequadas, contribuir para o aquecimento do planeta e enfrentar de forma errada os fenômenos que afetam a Terra. Os desastres naturais atingem, a cada ano, 200 milhões de pessoas. Mas "todos nós somos vulneráveis" diante destes fenômenos que aumentam por causa da urbanização inadequada, da degradação do meio ambiente e do aquecimento do planeta. (National Geographic)

INFORMÁTICA: A Era dos Videogames (Jogos Interativos) A revolução dos videogames esta em andamento a décadas, evoluindo de um divertimento simples criado nos anos 50 pára uma força completamente impregnada na cultura popular de hoje que rivaliza com o cinema e a televisão – em breve talvez os ultrapasse. O que começou com um passatempo subcultural, transcendeu gêneros para se tornar uma forma única de expressão gerando impacto em todas as áreas, desde à guerras modernas até as relações interpessoais.
A Era da Internet (informações) A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.

Rejane Fonseca de Abreu
Coord. Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário